23 de mar. de 2010

Páscoa - Passagem - Travessia.

Como digo: tudo a ver -páscoa, passagem e travessia.
O povo hebreu, depois que saiu do Egito,passou a celebrar a Páscoa como memória desta passagem de povo escravo para povo em liberdade.
O povo cristão celebra a Páscoa para lembrar a ressurreição de Cristo - celebra a passagem da morte para a vida.
O povo cristão lembra na Celebração da Páscoa a saida do povo, dito escolhido, do Egito - lembra a passagem deste povo pelo deserto,em busca de uma terra de onde emanasse fartura de alimentos para todos - lembra os 40 dias de Jesus no deserto, enfrentando seus medos, fazendo sua escolha entre o bem e o mal -lembra a morte deste Jesus: uma entrega para mostrar ao povo opoder do amor que resultou na sua ressurreição.
Estou eu em fase de travessia, passagem, como analisei em postagem anterior.
Todos nós, desde o nascimento temos várias passagens,travessias, escolhas - momentos em que somos obrigados a sair ou ficar, tomar um rumo. E a cada escolha renascemos para algo novo. É como se nos fosse dado o poder de morrer e nascer de novo,aqui e agora. Ou é como se tivessemos a oportunidade de ir, através de nossas passagens, treinando para uma travessia que vai nos levar àquele mundo que ainda não soubemos construir aqui.
Ou: todo dia é uma Páscoa. E esse todo dia nos ensina a regra para vivermos o mundo novo, a vida nova.
Bolas, mas para isso é preciso crer no amor,crer em Jesus, em seus ensinamentos. Crer na existencia de uma vida após esta, ou crer no retorno a esta para melhorar nossa passagem.

2 comentários:

Belita disse...

ADOREI O TEU TESTEMUNHO

Leci Irene disse...

Belita, obrigada pela visita. Já fui retribuir e lá encontrei uma linda cesta de ´Páscoa!