11 de jan. de 2010

O mundo é bárbaro!

Olha só o título da postagem. Tem um ponto de exclamação no final. No meu entender quer dizer que o mundo é maravilhoso, sensasional.... É ou não é esta interpretação?
Ora pois... Neste final de semana deu para ler um pouquito. Eu adoro ler. Amo livros. Em tempos idos, já fui rata de biblioteca. Adoro presentear com livros. Um dos meus autores preferido é o Luis Fernando Veríssimo. Ele nos faz pensar na realidade, mas com muito riso. Até arrisco a dizer que ele tem humor na ponta da caneta! Ou seria no teclado? eh! eh!
Bom, escolhi para presentear uma amiga,um livro do Luis Fernando Veríssimo. E, geralmente acabo comprando o mesmo livro para a nossa biblioteca. O título do livro é: O MUNDO É BÁRBARO e o que nós temos a ver com isso
Pensei ser sobre um mundo maravilhoso. Mas não vi que não tinha ponto nenhum de exclamação e nem li a frase em letras menores.
E não era o que pensei. Aliás, nem senti o bom humor do Veríssimo. Analisa ele um mundo selvagem, quase desumano e a nossa quota de responsabilidade sobre este mundo.
Um destaque para a crônica - A Tirania de Qualquer Um - onde ele nos mostra que nunca o qualquer um teve tanto poder, pois que antigamente a possibilidade de espalhar o terror era exclusividade das nações e dos exércitos. Hoje, cada um é uma nação de um só - e o terror pode ser um passante com um colete de explosivos sob a roupa, pode ser a moça ao nosso lado no metrô com antrax na mochila... E o maior terror é que qualquer um tem acesso ao poder que destrói.
Fiquei deveras preocupada com este livro do Luis Fernando Veríssimo...

Nenhum comentário: